C疥ara Municipal de Vereadores de Imigrante

Sessテ」o Ordinテ。ria 11/05/2022

Voltar
Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 11 de maio de 2022 :
       
Sob a presidência do Vereador Yan Carlo Doerzbacher, os vereadores estavam reunidos em Sessão Ordinária, realizada em 11 de maio de 2022.

Estavam presentes todos os vereadores, assinando o Livro Registro de
Presenças, conforme segue:
Carlos Guilherme Wahlbrinck
Celso Horst
Dolores Ebeling Trombini
Jairo Pott
Marlise Pott Wommer
Paulo Roberto Silva dos Santos
Rejane Birkheuer Prediger
Tiago Caio
Yan Carlo Doerzbächer


Aprovada a Ata anterior.

GRANDE EXPEDIENTE:
Para o uso da Tribuna, inscrita a Vereadora:
Rejane Prediger: Boa noite a todos. Inicialmente quero saudar o presidente colegas e demais presentes. Como nos últimos dias muitos munícipes vieram reclamar e questionar sobre a iluminação publica, as lâmpadas estarem piscando, queimadas no centro, caminhodromo e Daltro Filho. Em conversa com o prefeito ele colocou que ainda durante esta semana estarão substituindo trinta lâmpadas distribuídas em Daltro Filho e na sede, substituindo as queimadas, algumas piscantes e então serão instaladas no caminhonhodromo.  Inclusive, estarão realizando um teste, pois a constante queima de lâmpadas em nossa cidade se da devido a grande oscilação na energia. A partir dessa constatação foi instalado um equipamento em pontos para medir a oscilação.  Em cima disso se fez um conserto de lâmpadas desenvolvendo tecnologia que reduz o impacto da oscilação fazendo com que a lâmpada se desligue momentaneamente, fazendo com que a vida útil da lâmpada seja maior. O prefeito falou ainda que está em processo de substituição aproximadamente quinhentas lâmpadas, projeto aprovado pela Eletrobrás e terá um investimento de mais de seiscentos mil.
Quero ainda fazer um ressalte sobre meu ultimo pronunciamento, do dia treze de abril sobre o calçamento de Linha Michels, onde não citei a metragem. Foi colocado em pontos íngremes e , os paralelepípedos colocados foram reaproveitados, retirados de outros locais com tomada de preço realizada e será executado em outros trechos, e de quatro metros de largura de diferente dimensões. No caso havia a previsão de calçamento de cem metros d comprimento e quatro metros de largura, porem a munícipe Claudia Machado, moradora da localidade, solicitou ao prefeito a possibilidade de alargar o trecho de quatro para seis metros e aumentar a extensão de em mais cinquenta metros. Perfazendo um total de  cento e cinquenta metros e se dispôs a pagar esse acréscimo de volume , custeando as pedras e a mão de obra, inclusive a moradora custeou a colocação de  tubulação. A Administração concedeu prontamente a autorização para realizar esta alteração, tendo em vista que isto vem para o bem do município sem onerar o mesmo.


ORDEM DO DIA:
Nesta sessão ordinária, foram aprovados EM VOTAÇÃO UNÂNIME, os seguintes Projetos de Lei,de origem do Poder Executivo:

Nº 040/2021 - Institui Programa Municipal de proteção, preservação, manutenção, e recuperação de fontes e olhos D'agua no Município de Imigrante e dá outras providências;
 
Nº041/2021 - redefine a legislação sobre normas para a realização de trabalhos à particulares com equipamentos rodoviários do Município de Imigrante, inclusive terraplenagens, fixa tabela de preços e dá outras providências;
 
Nº 042/2021- autoriza o recebimento, através de doação, de placas de sinalização de Logradouros Públicos e dá outras providências.

     
De origem do Poder Legislativo, foram aprovados de forma unânime:

 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2022: Acolhe o Parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, referente às Contas de Governo do Município - exercício 2019 e dá outras providências.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 01/2022: concede o Título de Cidadã Emérita à Senhora Elka Hassmann.

A Mesa Diretora recebeu correspondência do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, aprovando as contas Ordinárias do Presidente - Exercício/2020.
 
Deu entrada na Casa, oriundo do Controle Interno Contas do ano de 2021 Executivo e Legislativo.