C�mara Municipal de Vereadores de Imigrante

SOBRE

Secretária: Ester M. M. Ritter

Assessoria Jurídica: BUCKER, DAHMER & FRITSCH ADVOGADOS ASSOCIADOS

Recesso: 01 à 31 de julho (no primeiro ano)
21 de dezembro a 31 de janeiro (segundo, terceiro e quarto ano da legislatura)

Sessões por mês: 3 (1°, 2° e 4°) Terças-feiras do mês

Cobertura (contratadas): O Imigrantense Folha de Teutonia Empresa Radiofonica Ouro Branco

SESSÕES DA CÂMARA

04/02 2020

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária realizada em 04 de fevereiro de 2020, foi aprovado o Projeto de Lei Nº003/2020.

21/01 2020

Sessão Extraordinária

Em Sessão Extraordinária, realizada em 21 de janeiro de 2020, a Câmara Municipal de vereadores aprovou os Projetos de lei Nº001/2020 e Nº002/2020.

10/12 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 10 (dez) de dezembro de 2019, estava inscrito para o Uso da Tribuna, o Vereador:

"Nelson Scheffler: Com autorização da Presidente Jaque, quero cumprimentar os colegas vereadores e aos presentes. Inicialmente agradecer uma pequena obra que foi feita defronte o posto de saúde que a gente encaminhou. Gostaria de agradecer ao pessoal da secretaria de obras que fez a reparação. Estamos chegando ao fim de mais uma jornada, o fim de mais um ano legislativo. Quero prestar meus agradecimentos aos colegas que me compreenderam, espero que não tenha magoado ninguém. Agradecer aos que confiaram em minha pessoa. Quero desejar um Feliz Ano de 2020 a todos imigrantenses e que todos os desejos se realizem."

Em anexo os Projetos de Lei Nº039/2019; Emenda Nº001 ao Projeto de Lei 039/2019 e o Projeto de lei Nº040/2019 aprovados nesta sessão ordinária.

Foi eleita a Mesa Diretora para Exercício de 2020:

Presidente: Fabiano Acadroli

Vice-presidente: Marlise Pott Wommer

1º Secretario: Jaquelini Stevens Mildner

2º Secretario: Rejane Birkheuer Prediger

03/12 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 03 (três) de dezembro de 2019, estava inscrito para o Uso da Tribuna, o Vereador:

Luis Carlos Demari: Boa noite a todos. Cumprimentando o presidente desta Casa Jairo, saúdo todos colegas vereadores. Bem como, o pessoal da Escola 25 de Maio, professores, alunos e funcionários que vieram com esta moção de protesto muito bem encaminhada, tanto que foi aprovada por unanimidade, recebendo o apoio desta Casa. E, a presença da Câmara Mirim. Minha primeira sessão, pois três anos atrás me licenciei, primeiramente um cargo dentro da administração e depois como secretario de obras e mobilidade urbana. Aceitei um convite do prefeito, algo que naquele momento eu queria e gostava de participar junto com a administração. Aqui eu fui muito bem substituído por duas vereadoras, pela Mônia e pela Ana Paula que deram seguimento ao trabalho. Era uma experiência que eu queria participar, como vereador a gente fica entremeio da comunidade e de quem executa a administração. Então a gente recebe as demandas e encaminha para administração. E você estando a frente de uma secretaria você consegue realizar este trabalho, ter a oportunidade do contato direto com as pessoas comas empresas. Hoje, se você for para o setor da agricultura, são verdadeiros empreendimentos que tem, precisam muito das obras, precisam muito da secretaria de agricultura. O meu foco foi atender as comunidades, atender os produtores com estradas, com acessos para que se tenha sempre um bom atendimento e uma qualidade de vida melhor. Claro nem sempre se consegue fazer tudo isso, às vezes são demandas que demoram um pouco mais para ser executadas, mas a gente foi trabalhando com isso. Quero agradecer aos funcionários das secretarias que participavam comigo. E, entrei de cabeça erguida na secretaria de obras e mobilidade, e saí de lá da mesma maneira que entrei. Claro, com uma experiência muito maior. È uma experiência, é uma bagagem que se leva para o resto da vida e foi muito importante para mim. Nesta minha passagem na secretaria consegui algumas conquistas boas, além de trabalhos realizados no município, compramos um trator para roçada, duas retroescavadeiras, recebemos uma escavadeira hidráulica, mais duas roçadeiras acopladas em trator para dar continuidade ao trabalho, pois a demandas são sempre maiores daquelas que se consegue executar. O prefeito esta em Brasília, participando da marcha contra a PEC da extinção dos municípios pequenos. Existe municípios com mais de dez mil habitantes que não conseguem fechar as contas, e nos aqui com menos de cinco mil conseguimos. Então seria um regresso para nos , um retrocesso muito grande se hoje Imigrante tivesse que voltar para outro município. Tanto em qualidade em vida, em saúde, educação, estradas, seria um retrocesso muito grande.

26/11 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 26 (vinte e seis) de novembro de 2019, tivemos os seguintes Vereadores, inscritos para o Uso da Tribuna:

Nelson Egon Scheffler. Com autorização do Presidente Jairo, quero saudar os colegas vereadores e os presentes. Quero fazer um pedido através desta tribuna, para proteger o monumento dos imigrantes, pois não estão respeitando a frente do mesmo, estão passando com cargueiros. Então esta na hora de colocar uma proteção para não mais acontecer isto. Também falar sobre o falecimento do nosso ex-prefeito Paulo Altmann, foi prefeito por três vezes, foi um bom prefeito. Lamenta-se o ocorrido. Deixou obras grandes e não vou citar nesta hora, uma pessoa sensível para dialogar, o que valeu foi a pessoa boa que ele era. Peço que seja enviado oficio de pesar aos familiares que estão muito abalados. Falar sobre a entrega da primeira etapa da reforma do ginásio municipal, dia 30 de novembro, as 19:30 horas. Dentre as autoridades convidadas, estará presente o Deputado Federal Carlos Gomes, responsável pela emenda parlamentar que permitiu a realização da primeira parte da obra. E após, as 20 horas, haverá o show de patinação do grupo de Patinação Deslizart com o  show  “A Magia do Circo”. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente ou no dia do show.

 

Tiago Caio. Boa noite a todos presentes. No espaço da tribuna esta noite quero homenagear nosso ex-prefeito Senhor Paulo Gilberto Altmann, particularmente meu grande amigo Paulão. Fomos pegos de surpresa na manhã de ontem pelo seu falecimento. Paulo teve a oportunidade e o privilegio de conduzir tão bem nosso município durante 12 anos, com muita liderança, dedicação e empenho, sendo importantíssimo para o crescimento e desenvolvimento de Imigrante. O ex-prefeito Paulo era um homem de grande sabedoria e com vasta experiência na política deixa uma vida dedicada ao município e aos imigrantenses por quem tanto lutou e trabalhou. O que nos conforta, é saber que ele cumpriu sua missão, espalhou sua amizade por onde passou, deixou seus ensinamentos, sua história, o seu legado. Viveu sua vida com muita energia, disposição e intensidade sendo responsável pela melhoria da qualidade de vida de inúmeras famílias e por isso seremos eternamente gratos. Em decorrência ao seu falecimento fica declarado luto oficial no município de Imigrante nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2019. Em homenagem ao ex-prefeito por três mandatos de 1997 a 2000, 2005 a 2008 e, 2009 a 2012. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a toda comunidade imigrantense. Quero pedir ao presidente Jairo que envie ofício de condolências a família do ex-prefeito Paulo  Altmann. 

12/11 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 12 (novembro) de novembro de 2019, tivemos os seguintes Vereadores, inscritos para o Uso da Tribuna:

"Nelson Egon Scheffler. Com autorização do presente Jairo, quero saudar colegas e presentes. Ontem fui ao posto de saúde e o lado próximo aos bancos a calçada cedeu em dois lugares, há um meio ano atrás houve o mesmo problema. É perigoso para quem não consegue caminhar direito pode se machucar. Eu encaminhei esta reivindicação ao prefeito, pois é justa e deve ser feita para não acontecer nada. Eu hoje tenho um esboço da nova Laticínios Imigrante que vai ser instalada na Seca Baixa, para câmara de vereadores. O assunto é investimento no município. Prezados vereadores e comunidade. A família Hollmann com muito orgulho vem comunicar o inicio de um novo projeto de investimentos no município a ser localizado na Seca Baixa. Com uma historia de mais de sessenta anos de tradição e dedicação a produção de queijos. Em um projeto totalmente inovador, em consonância com as novas premissas de sustentabilidade social, econômica e ambiental, a Indústria e Comercio de Queijos Imigrante Ltda será um empreendimento fabricação e comercialização de queijos especiais de forma artesanal. Junto à indústria será instalado varejo para comercialização dos produtos vislumbrando o recebimento de turistas e agregando mais uma atração ao Roteiro Delicias da Colônia. O investimento previsto nesta primeira fase será de um milhão de reais, contemplando a construção do pavilhão que alias começou hoje, pavilhão industrial, prédios de caldeiras, vestiários e banheiros, varejo e compra de equipamentos. A previsão de geração e de dez empregos diretos em um período de cinco anos atingindo faturamento de anual de dez milhões de reais. Desde já agradecemos ao prefeito municipal, inclusive a prefeitura prestou serviços de terraplanagem, agradecendo os vereadores, vice-prefeito, secretários e funcionários da prefeitura que estão prestando apoio. Atenciosamente, Daniel Hollmann, Indústria e Comercio de Queijos Imigrante Ltda."

05/11 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 05 (cinco) de novembro de 2019, tivemos os seguintes Vereadores, inscritos para o Uso da Tribuna:

Mônia Graziela Wahlbrinck. Boa noite. Primeiramente cumprimento o presidente Jairo, colegas vereadores e a todos os presentes nesta sessão. Eu só gostaria de dar um aviso rápido, uma forma de divulgação também. Informar que estão abertos os pedidos de sementes de milho do “Programa troca-troca safrinha”, os produtores rurais tem ate o dia onze de novembro para fazer o pedido das sementes, que deve ser efetuado pessoalmente junto a secretaria da agricultura. Então cada produtor com enquadramento no Pronaf tem direito ate quatro sacas, e o prazo para o pedido é curto, então recomenda-se aos produtores que tenham interesse, façam o pedido com a maior brevidade possível. O dia onze está logo ali e então quem realmente tiver interesse em adquirir estas sacas pelo programa troca-troca safrinha que o faça com a maior brevidade possível.

Jairo Pott: Com a autorização dos colegas vereadores, cumprimento todos os presentes nesta noite. Quero manifestar meu descontentamento e também dos clientes da RGE, com o não cumprimento de seus deveres que foram a troca dos postes ruins, a limpeza da rede elétrica, o corte de arvores, e a melhoria na rede para os moradores do Morro dos Schmitt e da família de Leandro Buhl. Estava presente no dia que o gerente da RGE Cristiano, prometeu que em 90 dias iriam resolver todos os problemas da rede elétrica. Isto foi lá em junho, já passou 180 dias e nada.  Mas o que se vê hoje, tudo igual, famílias sem energia elétrica por vários dias, perdendo e estragando seus alimentos. Na comunidade de Seca Baixa moradores estão fazendo mutirão para limpeza, roçadas e poda de arvores. É triste. Onde estamos? Este é o dever básico da RGE, fazer a manutenção desta rede. Ou será que os moradores e os agricultores não tem valor pagando suas contas de luz em dia? Aguardamos uma resposta imediata por parte da RGE, caso contrário o PROCON e a RBS serão acionados novamente.

22/10 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 22 (vinte e dois) de outubro de 2019, estavam inscritos para fazer uso da Tribuna os Vereadores:

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Tivemos neste dia 19 de outubro o tradicional Kerb da Seca Baixa. Os festejos foram iniciados com a inauguração do monumento ao Imigrante, com a presença de autoridades, representando a Empresa Gota Limpa e a família Bertolini, a doadora do monumento, Camile Bertolini Di Giglio, proprietários do terreno cedido, artista da obra Marcos Daty, idealizador da obra Euclides Rodrigues. Em nome da diretoria da comunidade e Presidente Andre Haas, agradecer a todos que contribuíram de alguma forma. No dia de ontem, mantive contato com o prefeito, pois estamos com sérios problemas na telefonia na Seca Baixa. A gente precisa reclamar e ir para imprensa, pois assim do jeito que está, não funciona. Segundo o Prefeito me colocou estão trabalhando na Imhoff, lá terá 40 telefones com fibra ótica e os próximos será a Seca Baixa. Estão atrasados com o serviço na Imhoff devido ao tempo, mas vamos ver ate quando seremos atendidos. É uma reclamação justa, pois hoje o telefone é uma ferramenta de trabalho. Tivemos a premiação do concurso fotográfico de Imigrante e dentre os doze colocados, está a minha neta que ficou vencedora do primeiro lugar.

Jaquelini Mildner. Boa noite a todos. Com a permissão do Presidente Jairo, saúdo os colegas e todos aqui presentes. Quero agradecer a todos da equipe da saúde que trabalharam no sábado, dia 19, na campanha da vacinação contra o sarampo em especial as agentes de saúde. Pois se a procura pela vacina foi significativa tanto do sarampo, como febre amarela e outras vacinas aplicadas, eu tenho certeza que e reflexo do trabalho das agentes de saúde. Muito obrigada Tais, Ivete, Claudia, Michele, Fabiana, Dávila e Vania, parabéns a elas e muito obrigada pelo empenho. Lembrando que a campanha do sarampo se estende ate o dia 25 de outubro, quem não pode comparecer no sábado pode ir durante a semana ate a unidade básica de saúde.

08/10 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 08 (oito) de outubro de 2019, seguem pronunciamentos dos Vereadores:

 

Nelson Egon Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Vou ser breve hoje. Recebemos nesta tarde mais uma escavadeira hidráulica para o município e será incorporado ao conjunto de maquinas da secretaria de obras e servira de auxilio aos agricultores. Obrigado ao deputado federal Cajar Nardes. Então, a escavadeira custou ao município R$ 111.242,66, o valor da emenda do parlamentar foi de R$ 283.757,34. É bem aplicado este valor e pediria que fosse enviado oficio de agradecimento ao deputado.

 

Jaquelini Stevens Mildner. Boa noite a todos. Faço uso do espaço para comunicar que na ultima sexta-feira, dia 04, participei a pedido do presidente da Casa, de reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, realizado no centro de saúde. O ultimo censo foi realizado em 2010. O objetivo da reunião foi promover o conhecimento da metodologia e ações em campo, como divulgar e engajar a população e autoridades neste importante levantamento de dados. Sendo assim, no ano que vem os imigrantenses receberão a visita dos recenseadores que serão contratados via processo seletivo, pré-requisito o ensino médio, mais informações na Fundação Getúlio Vargas. Como vacinadora da unidade de saúde, tenho o dever de comunicar que o estado não esta recebendo vacinas, assim, todos os municípios do estado estão sofrendo com a falta de vacinas. Quero que fique bem claro que não é só Imigrante ou Colinas ou Roca, é em todo estado. Sendo assim temos que aguardar as novas remessas. Quero lembrar que dia 19 de outubro, é o “Dia D” da campanha contra o Sarampo, a unidade de saúde da sede, estará aberta das 8 as 11:30, das 13 as 17 horas. Estaremos atualizando as vacinas conforme a disponibilidade de vacinas recebidas. Conforme as notas informativas repassadas pela 16º coordenadoria de saúde, a preocupação com a população que não se vacinou contra a febre amarela, principalmente os moradores da área rural. Nós sabemos que cada pessoa é responsável pela sua saúde, mas, nós da saúde, nos preocupamos com possíveis doenças que podemos evitar. Vacinar é proteger a quem se ama.

01/10 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária, realizada dia 01 de outubro, estava inscrito para o uso da Tribuna o Vereador: 

 

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Tivemos neste dia vinte e sete de setembro o encontro de idosos do município, neste ginásio, o dia nacional do idoso e hoje dia primeiro de outubro é dia internacional do idoso. Encontro que culminou com a escolha do rei e rainha, dentre os seis casais participantes, foram escolhidos Osmar e Cleri Thome. Temos cerca de 25 a 30 por cento de idosos acima de sessenta anos no município conforme o censo de 2010. Havia cerca de quinhentas pessoas neste encontro. Falar um pouco do desfile cívico no sábado, ocorrido sábado dia 28, o qual havia sido transferido do dia 7 em virtude do tempo. O desfile teve a participação de todas as escolas, e a participação dos cavalarianos e trilheiros e a presença de muitas pessoas demonstrando o amor a nossa pátria. Avisar que o nono concurso fotográfico encerra esta semana. Também tivemos, depois da hora cívica, a entrega do oficial a população o espaço do caminhodromo, um espaço com segurança para caminhadas, com a presença dos vereadores e assessor do deputado federal Nereu Crispim do PSL.