C�mara Municipal de Vereadores de Imigrante

SOBRE

Secretária: Ester M. M. Ritter

Assessoria Jurídica: BUCKER, DAHMER & FRITSCH ADVOGADOS ASSOCIADOS

Recesso: 01 à 31 de julho (no primeiro ano)
21 de dezembro a 31 de janeiro (segundo, terceiro e quarto ano da legislatura)

Sessões por mês: 3 (1°, 2° e 4°) Terças-feiras do mês

Cobertura (contratadas): O Imigrantense Folha de Teutonia Empresa Radiofonica Ouro Branco

SESSÕES DA CÂMARA

12/05 2020

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária, realizada em 12 (doze) de maio, foram aprovados os Projetos de Lei Nº011; Nº012; Nº013. Ainda foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº001/20.

Em razão da pandemia, o uso da tribuna esta temporariamente suspenso, conforme a ordem de serviço Nº01 e, as sessões ordinárias estão ocorrendo conforme a necessidade de apreciação de projetos de lei.

24/03 2020

Sessão Ordinária

03/03 2020

Sessão Ordinária

 Em Sessão Ordinária realizada em 03 de março, não teve vereador inscrito para o  uso da tribuna. 

18/02 2020

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária realizada em 18 de fevereiro, fez uso da tribuna o Vereador:

Nelson Scheffler: Com a autorização do presidente da mesa, colegas vereadores e demais assistentes, quero cumprimentar a todos. Primeiramente, fazer um pedido a todos os agricultores que ainda não fizeram apresentação do talão de produtor na secretaria da agricultura, todos produtores rurais devem apresentar o talão ate o dia 20 de março, pois sem ele o produtor não terá acesso aos programas e benefícios concedidos pelo município. Inclusive, temos hoje o projeto de lei do pacote agrícola, mas para se beneficiar deste, o produtor deve apresentar o talão. Também a declaração anual do rebanho ate o mês de abril, após isso o produtor terá direito as fichas para auxilio de serviços veterinários. Mais informações deverão obtidas na secretaria da agricultura. A diretoria do Centro Comunidade de Seca Baixa convida a todos, para participar do jantar baile da tripa recheada, dia 14 de março, a animação será do Musical Zabadak e, o valor do ingresso é de trinta reais por pessoa. Estou usando a tribuna hoje, não usei na primeira sessão ordinária, estou iniciando a 28ª legislatura e quero desejar uma boa direção desta Casa pelo bem comum de nossos habitantes. Que todas as reivindicações sejam atendidas. Temos um povo trabalhador que sustenta o nosso município e, por isso nosso município tem saúde financeira, embora que falam o contrario. Mas, as contas do município falam isto, o que é verdade. Pessoalmente, me sinto orgulhoso de ser imigrantense. E, não esquecer de agradecer ao bom Deus, pela chuva que veio hoje a tarde.

04/02 2020

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária realizada em 04 de fevereiro, fez uso da tribuna o Vereador:

Fabiano Acadroli: Passo a presidência dos trabalhos para a vice Marlise.Quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. E com satisfação e boas expectativas que tenho a honra de reabrir os trabalhos legislativos de dois mil e vinte da Câmara Vereadores, à frente pela segunda vez presidindo esta Casa. Quero desejar as boas vindas a todos e agradecer aos meus pares pela confiança para que juntamente as vereadoras Jaqueline e Marlise pudessem ocupar a Mesa Diretora. Estamos num novo tempo, é preciso trabalhar de forma constante, honesta e ética pensando sempre no progresso de nossa cidade e no bem estar de nossos moradores. Desta forma convido meus colegas vereadores para que de forma pacífica e em conjunto com o Poder Executivo trabalhamos para o desenvolvimento de Imigrante com responsabilidade e humildade. Teremos muitos desafios e quero fazer uma gestão ouvindo todas as bancadas, discutindo e propondo ações e, ao mesmo tempo ir ao encontro dos anseios da população. Quero mais uma vez reafirmar meu compromisso com o povo de Imigrante, porque este mandato não e só meu e, sim de todos que acreditam em mim como legislador. Também de publico, parabenizo o colega Vereador Jairo pelo trabalho da presidência desta Casa em dois mil e dezenove.

 

21/01 2020

Sessão Extraordinária

Em Sessão Extraordinária, realizada em 21 de janeiro de 2020, a Câmara Municipal de vereadores aprovou os Projetos de lei Nº001/2020 e Nº002/2020.

10/12 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 10 (dez) de dezembro de 2019, estava inscrito para o Uso da Tribuna, o Vereador:

"Nelson Scheffler: Com autorização da Presidente Jaque, quero cumprimentar os colegas vereadores e aos presentes. Inicialmente agradecer uma pequena obra que foi feita defronte o posto de saúde que a gente encaminhou. Gostaria de agradecer ao pessoal da secretaria de obras que fez a reparação. Estamos chegando ao fim de mais uma jornada, o fim de mais um ano legislativo. Quero prestar meus agradecimentos aos colegas que me compreenderam, espero que não tenha magoado ninguém. Agradecer aos que confiaram em minha pessoa. Quero desejar um Feliz Ano de 2020 a todos imigrantenses e que todos os desejos se realizem."

Em anexo os Projetos de Lei Nº039/2019; Emenda Nº001 ao Projeto de Lei 039/2019 e o Projeto de lei Nº040/2019 aprovados nesta sessão ordinária.

Foi eleita a Mesa Diretora para Exercício de 2020:

Presidente: Fabiano Acadroli

Vice-presidente: Marlise Pott Wommer

1º Secretario: Jaquelini Stevens Mildner

2º Secretario: Rejane Birkheuer Prediger

03/12 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 03 (três) de dezembro de 2019, estava inscrito para o Uso da Tribuna, o Vereador:

Luis Carlos Demari: Boa noite a todos. Cumprimentando o presidente desta Casa Jairo, saúdo todos colegas vereadores. Bem como, o pessoal da Escola 25 de Maio, professores, alunos e funcionários que vieram com esta moção de protesto muito bem encaminhada, tanto que foi aprovada por unanimidade, recebendo o apoio desta Casa. E, a presença da Câmara Mirim. Minha primeira sessão, pois três anos atrás me licenciei, primeiramente um cargo dentro da administração e depois como secretario de obras e mobilidade urbana. Aceitei um convite do prefeito, algo que naquele momento eu queria e gostava de participar junto com a administração. Aqui eu fui muito bem substituído por duas vereadoras, pela Mônia e pela Ana Paula que deram seguimento ao trabalho. Era uma experiência que eu queria participar, como vereador a gente fica entremeio da comunidade e de quem executa a administração. Então a gente recebe as demandas e encaminha para administração. E você estando a frente de uma secretaria você consegue realizar este trabalho, ter a oportunidade do contato direto com as pessoas comas empresas. Hoje, se você for para o setor da agricultura, são verdadeiros empreendimentos que tem, precisam muito das obras, precisam muito da secretaria de agricultura. O meu foco foi atender as comunidades, atender os produtores com estradas, com acessos para que se tenha sempre um bom atendimento e uma qualidade de vida melhor. Claro nem sempre se consegue fazer tudo isso, às vezes são demandas que demoram um pouco mais para ser executadas, mas a gente foi trabalhando com isso. Quero agradecer aos funcionários das secretarias que participavam comigo. E, entrei de cabeça erguida na secretaria de obras e mobilidade, e saí de lá da mesma maneira que entrei. Claro, com uma experiência muito maior. È uma experiência, é uma bagagem que se leva para o resto da vida e foi muito importante para mim. Nesta minha passagem na secretaria consegui algumas conquistas boas, além de trabalhos realizados no município, compramos um trator para roçada, duas retroescavadeiras, recebemos uma escavadeira hidráulica, mais duas roçadeiras acopladas em trator para dar continuidade ao trabalho, pois a demandas são sempre maiores daquelas que se consegue executar. O prefeito esta em Brasília, participando da marcha contra a PEC da extinção dos municípios pequenos. Existe municípios com mais de dez mil habitantes que não conseguem fechar as contas, e nos aqui com menos de cinco mil conseguimos. Então seria um regresso para nos , um retrocesso muito grande se hoje Imigrante tivesse que voltar para outro município. Tanto em qualidade em vida, em saúde, educação, estradas, seria um retrocesso muito grande.

26/11 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 26 (vinte e seis) de novembro de 2019, tivemos os seguintes Vereadores, inscritos para o Uso da Tribuna:

Nelson Egon Scheffler. Com autorização do Presidente Jairo, quero saudar os colegas vereadores e os presentes. Quero fazer um pedido através desta tribuna, para proteger o monumento dos imigrantes, pois não estão respeitando a frente do mesmo, estão passando com cargueiros. Então esta na hora de colocar uma proteção para não mais acontecer isto. Também falar sobre o falecimento do nosso ex-prefeito Paulo Altmann, foi prefeito por três vezes, foi um bom prefeito. Lamenta-se o ocorrido. Deixou obras grandes e não vou citar nesta hora, uma pessoa sensível para dialogar, o que valeu foi a pessoa boa que ele era. Peço que seja enviado oficio de pesar aos familiares que estão muito abalados. Falar sobre a entrega da primeira etapa da reforma do ginásio municipal, dia 30 de novembro, as 19:30 horas. Dentre as autoridades convidadas, estará presente o Deputado Federal Carlos Gomes, responsável pela emenda parlamentar que permitiu a realização da primeira parte da obra. E após, as 20 horas, haverá o show de patinação do grupo de Patinação Deslizart com o  show  “A Magia do Circo”. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente ou no dia do show.

 

Tiago Caio. Boa noite a todos presentes. No espaço da tribuna esta noite quero homenagear nosso ex-prefeito Senhor Paulo Gilberto Altmann, particularmente meu grande amigo Paulão. Fomos pegos de surpresa na manhã de ontem pelo seu falecimento. Paulo teve a oportunidade e o privilegio de conduzir tão bem nosso município durante 12 anos, com muita liderança, dedicação e empenho, sendo importantíssimo para o crescimento e desenvolvimento de Imigrante. O ex-prefeito Paulo era um homem de grande sabedoria e com vasta experiência na política deixa uma vida dedicada ao município e aos imigrantenses por quem tanto lutou e trabalhou. O que nos conforta, é saber que ele cumpriu sua missão, espalhou sua amizade por onde passou, deixou seus ensinamentos, sua história, o seu legado. Viveu sua vida com muita energia, disposição e intensidade sendo responsável pela melhoria da qualidade de vida de inúmeras famílias e por isso seremos eternamente gratos. Em decorrência ao seu falecimento fica declarado luto oficial no município de Imigrante nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2019. Em homenagem ao ex-prefeito por três mandatos de 1997 a 2000, 2005 a 2008 e, 2009 a 2012. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a toda comunidade imigrantense. Quero pedir ao presidente Jairo que envie ofício de condolências a família do ex-prefeito Paulo  Altmann. 

12/11 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 12 (novembro) de novembro de 2019, tivemos os seguintes Vereadores, inscritos para o Uso da Tribuna:

"Nelson Egon Scheffler. Com autorização do presente Jairo, quero saudar colegas e presentes. Ontem fui ao posto de saúde e o lado próximo aos bancos a calçada cedeu em dois lugares, há um meio ano atrás houve o mesmo problema. É perigoso para quem não consegue caminhar direito pode se machucar. Eu encaminhei esta reivindicação ao prefeito, pois é justa e deve ser feita para não acontecer nada. Eu hoje tenho um esboço da nova Laticínios Imigrante que vai ser instalada na Seca Baixa, para câmara de vereadores. O assunto é investimento no município. Prezados vereadores e comunidade. A família Hollmann com muito orgulho vem comunicar o inicio de um novo projeto de investimentos no município a ser localizado na Seca Baixa. Com uma historia de mais de sessenta anos de tradição e dedicação a produção de queijos. Em um projeto totalmente inovador, em consonância com as novas premissas de sustentabilidade social, econômica e ambiental, a Indústria e Comercio de Queijos Imigrante Ltda será um empreendimento fabricação e comercialização de queijos especiais de forma artesanal. Junto à indústria será instalado varejo para comercialização dos produtos vislumbrando o recebimento de turistas e agregando mais uma atração ao Roteiro Delicias da Colônia. O investimento previsto nesta primeira fase será de um milhão de reais, contemplando a construção do pavilhão que alias começou hoje, pavilhão industrial, prédios de caldeiras, vestiários e banheiros, varejo e compra de equipamentos. A previsão de geração e de dez empregos diretos em um período de cinco anos atingindo faturamento de anual de dez milhões de reais. Desde já agradecemos ao prefeito municipal, inclusive a prefeitura prestou serviços de terraplanagem, agradecendo os vereadores, vice-prefeito, secretários e funcionários da prefeitura que estão prestando apoio. Atenciosamente, Daniel Hollmann, Indústria e Comercio de Queijos Imigrante Ltda."