C疥ara Municipal de Vereadores de Imigrante

VEREADORES MIRINS 2024


MESA DIRETORA POR ACLAMAテテグ

Presidente Gabriela Ritter Pozzebon
Vice presidente Igor Klein Barili
1ツー Secretaria Ana Sofia Kalkmann
2ツー Secretaria Junia dos Santos Gomes
Vereadores Mirins da EMEF Arco-テュris
Gabriela Ritter Pozzebon
Ana Sofia Kalkmann
Victテウria Gattermann Prediger
Bernardo Versteg
Tainテ。 Gonテァalves
Suplente: Alice Brandt
Vereadores Mirins EMEF Santo Antonio
Lucas Martins da Silva (9ツコ ano)
Igor Klein Barili (9ツコ ano)
Pedro Daniel Robinson Klein (8ツコ ano)
Junia dos Santos Gomes (9ツコ ano)
Suplente: Natテ。lia Haas Rabaioli (9ツコ ano)
Pronunciamentos +

Sessテ」o 27 de marテァo de 2024:

Pedro Klein

Boa noite. Em nome da EMEF Santo Antテエnio e dos meus colegas vereadores mirins, cumprimento as autoridades presentes e, em especial, os vereadores. Primeiramente agradecemos pela oportunidade de estarmos aqui representando a Escola e agradecemos aos colegas que foram vereadores mirins antes de nテウs. Acreditamos que ser vereador mirim テゥ atuar como cidadテ」o, representando nossa instituiテァテ」o e todos que fazem parte dela; テゥ admirar e se espelhar no trabalho dos vereadores; テゥ agir com テゥtica, respeito e senso do coletivo. Ser vereador mirim テゥ estar disposto a aprender sempre. Por isso, nos dispomos a fazer um bom trabalho e esperamos conseguir trazer boas ideias e compartilhar boas notテュcias. Ficamos muito felizes com essa parceria entre a prefeitura de Imigrante e as Escolas, porque テゥ isso que fortalece laテァos e faz as coisas acontecerem. Gostarテュamos de aproveitar este momento para parabenizar o elenco e todos os envolvidos no espetテ。culo da 18ツェ Paixテ」o de Cristo, que aconteceu no テコltimo final de semana. Este evento jテ。 テゥ tradiテァテ」o no nosso municテュpio e nos traz muito orgulho, porque o empenho dos munテュcipes faz toda a diferenテァa, pois conta com muitos dos nossos colegas como atores. Alテゥm disso, contribui para o comテゥrcio e turismo local, fazendo o nome de Imigrante aparecer em todo o estado e, inclusive, no Brasil. Nossa equipe de vereadores テゥ composta por: Igor Klein Barili; Junia dos Santos Gomes; Lucas Martins da Silva; Pedro Daniel Robinson Klein e, como suplente, Natテ。lia Haas Rabaioli. Agradecemos, novamente, pela oportunidade, pela confianテァa depositada em nテウs e desejamos a todos uma feliz e abenテァoada Pテ。scoa!

Gabriela Ritter Pozzebon

Boa noite a todos. Eu sou a Gabriela, aluna do 8ツー ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-テ荒is. Fui escolhida juntamente com meus colegas: Bernardo, Tainテ。, Alice, Ana Sofia e Victテウria para representar nossa escola como vereadora mirim. Queremos agradecer a oportunidade de estar aqui acompanhando e conhecendo esse importante trabalho para o nosso municテュpio. Para nテウs, estar participando da Sessテ」o da Cテ「mara Municipal de vereadores テゥ um importante momento de aprendizado. Obrigada pela oportunidade e por colaborarem sempre quando a escola precisa.

VEREADORES MIRINS 2023


Foto: Carlos Eduardo Schneider

MESA DIRETORA POR ACLAMAテテグ

Presidente Isabella Fassini Barili
Vice presidente Brenda Kaplan
1ツー Secretaria Emili Catto
2ツー Secretaria Laura Mテシgge
ESCOLA SANTO ANTONIO
Isabella Fassini Barili
Laura Mugge
Pricilla Benini Engster
Suplente: Katiely Elisa Martin
ESCOLA ARCO IRIS
Manuela pires
Brenda kaplan
Roger Dorr
Suplente: Gabriela Lagemann
ESCOLA 25 DE MAIO
Yasmim de Souza Fabrin
Thayla Nauani Spellmeier
Emili Daniela Gomes Catto
Suplente: Bernardo Luis Andrade
Pronunciamentos +

Sessテ」o 06 de dezembro de 2023:

Pricilla Engster

Senhores e Senhoras, autoridades presentes, colegas vereadores mirins e cidadテ」os. テ com imensa gratidテ」o que encerro este ano como uma das representantes dos vereadores mirins. Quero expressar meu profundo agradecimento pela oportunidade da participar deste projeto enriquecedor. Ao longo deste nテ」o, parendemos crescemos e contribuテュmos para o entendimento do papel fundamental que a politica desempenha em nossa comunidade. Quero agradecer a todos os envolvidos, esp0ecielmanete aos mentores deste projeto, a direテァテ」o e professores da EMEF Santo Antテエnio e a administraテァテ」o municipal por nos proporcionar esta valiosa experiテェncia. Neste encerramento, faテァo um humilde pedido aos gestores e representantes eleitos pelos munテュcipes: que olhem atentamente para as reais necessidade e aspiraテァテオes dos jovens. Somos o futuro desta cidade e um olhar cuidadoso sobre nossas demandas e essencial para garantir um ambiente propテュcio ao nosso desenvolvimento. Que este projeto dos Vereadores Mirins, bem como, nossas oficinas de musica, danテァa , teatro, artes plテ。sticas, entre outras, continuem a inspirar e cultivar a participaテァテ」o ativa dos jovens na construテァテ」o de um futuro promissor para todos. Agradeテァo a confianテァa depositada em cada um de nos e reafirmo nosso compromisso de continuar contribuindo para o bem comum. Muito obrigada.

Brenda Kaplan

Boa noite. Primeiramente gostarテュamos de novamente agradecer a oportunidade de participar da Cテ「mara de Vereadores Mirim. Foi uma experiテェncia enriquecedora para todos nテウs. Queremos agradecer aos vereadores a contribuiテァテ」o de brindes para a rifa da APM da Escola Arco-テ荒is, muito obrigada! Gostarテュamos tambテゥm de convidar a todos a todos para a nossa festa de Natal que serテ。 no dia 14 de dezembro, テs 19 horas, nas dependテェncias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-テ荒is. Sendo o que tテュnhamos para o momento desejamos a todos Boas Festas!

Sessテ」o 27 de setembro de 2023

Laura Mugge

Boa noite a todos. Cumprimento as autoridades presentes, senhor presidente, demais vereadores, vereadores mirins e demais presentes. Em nome da EMEF Santo Antテエnio gostarテュamos de saber uma resposta sobre a solicitaテァテ」o anterior. Sobre uma possテュvel parceria com UNIVATES para a pratica de atividade fテュsica com ginテ。stica artテュstica e nataテァテ」o. Queremos fazer um pedido sobre a substituiテァテ」o do professor de Historia e Geografia, sendo que o mesmo encontra-se lesionado sem poder lecionar. Outra solicitaテァテ」o seria a reforma das arquibancadas e das redes do ginテ。sio da escola, pois as mesmas estテ」o muito danificadas. Encerrando queremos convidar a todos para nossa festa da famテュlia que serテ。 no dia 21 de outubro na parte da manha na prテウpria escola.

Manuela Pires

Boa noite a todos presentes nessa sessテ」o. Meu nome テゥ Manuela e primeiramente gostaria de agradecer em nome da EMEF Arco-テ荒is a oportunidade de estar aqui falando novamente. Gostaria de reforテァar um pedido jテ。 feito anteriormente por minha colega Brenda de realizar reformas no ginテ。sio da nossa escola. A reforma e fechamento do ginテ。sio esportivo seria de extrema importテ「ncia para a comunidade escolar, pois como nテ」o temos um auditテウrio para reunir todos os alunos e famテュlias, seria um espaテァo テウtimo para ser usado principalmente em dias frios e chuvosos. A pintura da quadra e troca da rede tambテゥm sテ」o muito necessテ。rios. Aproveitando a oportunidade, pedimos para ser feita a pintura e reparo dos dois prテゥdios da nossa escola pois estamos com algumas demandas importantes. Precisamos repor os bancos e mesas no pテ。tio da nossa escola pois gostamos muito de aproveitar esse espaテァo para ler um livro no sol e sentar para conversar com os amigos. Se as mudanテァas fossem possテュveis, a comunidade escolar ficaria muito agradecida, pois tornarテ。 a escola um lugar muito mais aconchegante e agradテ。vel para todos. Obrigada pela atenテァテ」o e boa noite.

Yasmim Fabrin

Boa noite meu nome テゥ Yasmim Fabrin e represento a escola estadual de Ensino Mテゥdio 25 de Maio. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Secretaria Municipal de Saテコde por incluir nossa Escola no 窶弃rojeto Adolescente窶, levando os profissionais da saテコde para nossa escola para aferir a pressテ」o arterial, fazer avaliaテァテ」o antropomテゥtrica, orientar sobre alimentaテァテ」o e hテ。bitos saudテ。veis. Por sermos de outra rede escolar poucas vezes テゥramos incluテュdos em atividades assim. Desta forma, deixo aqui meu agradecimento. Gostaria de fazer um pedido a todos vereadores aqui presentes e estender as autoridades competentes, para que vejam a possibilidade do Municテュpio disponibilizar o transporte escolar para levar os alunos da nossa escola a Feira de ciテェncias da Univates, para prestigiar nossos colegas que irテ」o expor sua pesquisa e tambテゥm para apreciar os demais trabalhos lテ。 apresentados. Esta feira ocorrerテ。 nos dias 19 e 20 de outubro, portanto sugerimos como turno para fazermos a viagem: dia 19 a tarde ou dia 20 de manha ou a tarde. Conforme melhor disponibilidade do transporte. A escola fica no aguardo de um retorno sobre esta questテ」o. Obrigada pela atenテァテ」o.

Sessテ」o 21 de junho de 2023

Emili Catto

Eu, Emili, juntamente com meus colegas da Escola Estadual 25 de Maio, faテァo uso da palavra neste espaテァo pra falar da Mostra de Cientifica da nossa escola. Esta atividade foi realizada no ultimo sテ。bado, dia 17 de junho, atravテゥs de exposiテァテ」o de trabalhos ao pテコblico. Estava programado recebermos na sexta-feira, dia 16, os alunos dos anos finais das escolas municipais, mas em virtude das enxurradas e cancelamento das aulas, nテ」o foi possテュvel, sendo que este momento foi transferido para dia 23 de junho. Esta mostra cientifica テゥ uma proposta do Estado do Rio Grande do Sul e integra o calendテ。rio escolar da rede estadual. Dos trabalhos apresentados um ira para a Mostra Regional e outros serテ」o inscritos na feira de ciテェncias da UNIVATES. Tendo em vista estas programaテァテオes, venho aqui solicitar o apoio e auxテュlio da municipalidade no que diz respeito ao transporte dos expositores e turmas de alunos para prestigiar tais eventos. Agradeテァo a atenテァテ」o de todos. Boa noite

Roger Dorr

Boa noite a todos. Eu sou o Roger Dorr, vereador mirim da Escola Arco-テ荒is. Novamente gostarテュamos de agradecer a oportunidade de participar da Sessテ」o da Cテ「mara de vereadores como Vereadores Mirins. Acreditamos que テゥ um importante momento de prテ。tica de cidadania e de aprendizado. Aproveitamos a oportunidade para comunicar que estamos arrecadando donativos para os desabrigados em funテァテ」o da enchente. Os donativos podem ser: alimentos nテ」o perecテュveis, roupas de cama e agasalhos. Estamos fazendo essa aテァテ」o em parceria com os Bombeiros Imicol e tambテゥm como uma aテァテ」o do Dia C que テゥ o Dia de Cooperar. Convidamos toda a comunidade a participar dessa campanha. Os donativos podem ser entregues na EMEF Arco-テ荒is ate 27 de junho, terテァa-feira. Doar テゥ um ato de AMOR! Agradeテァo a atenテァテ」o de todos! Quero falar da resposta do Executivo ao pedido da minha colega Brenda, na sessテ」o anterior. Assunto: Vereadora mirim solicita providencias sobre as condiテァテオes de manutenテァテ」o e conservaテァテ」o do ginテ。sio esportes anexo a Escola Arco Iris: cumprimentando-o cordialmente e reportando-nos ao relatテウrio nツコ4 da CMV Imigrante, encaminhado a esta Administraテァテ」o, temos a informar que foi aberto processo administrativo nツコ27.438, dia oito de maio, solicitando que o setor da Engenharia desta Administraテァテ」o proceda a vistoria in loco do ginテ。sio objeto do requerimento. As manutenテァテオes corretivas serテ」o tテ」o logo haja retorno da anテ。lise do setor responsテ。vel seguido do tempo hテ。bil para as devidas contrataテァテオes de bens ou serviテァos necessテ。rios. Sem mais para o momento aproveitamos a oportunidade para reiterar protestos de estima e consideraテァテ」o. Atenciosamente, Prefeito Municipal Germano Stevens

Laura Mugge

Cumprimento as autoridades que nos prestigiam, assim como o publico que assiste a sessテ」o. Em nome dos vereadores mirins da escola Santo Antテエnio trago a esta tribuna alguns pedidos e justificativas. Fala-se muito do quanto crianテァas e jovens vem se distanciando da praticas cotidianas como tarefas domesticas e atividades saudades d e convテュvio com nossas famテュlias. Muitos de nos inclusive, vem apresentando queda no rendimento escolar associados a problemas de saテコde fテュsica e emocional. Sabemos que o uso excessivo de eletrテエnicos, a correria do dia-a-dia e a necessidade de todos trabalharem desde muito cedo ate alテゥm da aposentadoria sテ」o fatores que contribuem para certo distanciamento das crianテァas com amigos e ate mesmo com as pessoas dentro de suas casas. Hテ。 algum tempo, muitas crianテァas passavam seus dias dividindo rotina entre escola e casa, mantendo contato direto com seus pais, avos, natureza, afazeres domテゥsticos, brincadeiras de rua. Agora pouco se visualizam tais cenas. Por vesse mesmo na rua o praテァa, sentam perto uns dos outros, mas com olhos votados as telas ou pior buscando a motivaテァテ」o e falsa alegria em bebidas alcoテウlicas. Por tudo isso pensamos em ideias que incentivam nテ」o apenas a reduテァテ」o do sedentarismo entre os alunos, mas tambテゥm um resgate de atividades, outrora cotidianas, que estテ」o se perdendo com o passar do tempo. Como primeira sugestテ」o: solicitamos o estudo da viabilizaテァテ」o de parceria com a UNIVATES para pratica de atividades fテュsicas no complexo esportivo da referida universidade, com grupo de ginastica artテュstica e nataテァテ」o, esportes que necessitam de estrutura e profissionais capacitados, os quais nテ」o temos no municテュpio. Outras cidades jテ。 firmaram convenio e estテ」o aprimorando habilidades e aptidテオes nos seus jovens, podem praticar outros esportes alテゥm do tradicional futebol e ainda usufruテュrem de um espaテァo rico em estrutura e suporte. Outra proposta interessante, tambテゥm inspirada em dinテ「micas d outras cidades, seria uma atividade ao estilo de oficinas esporテ。dicas que poderiam ser desenvolvidas em perテュodo de recesso escolar ou contra turno em que crianテァas e jovens tivessem a oportunidade do resgate de aprendizagens atualmente menos incentivadas em casa como culinテ。ria, costura, pintura, e artesanato. Os interessados poderiam ser inscritos e forma individual ou com um membro da famテュlia aproveitando para criar novas memorias e ema alguns casos, recria vテュnculos coma famテュlia. Para finalizar, ainda queremos demonstrar nossa preocupaテァテ」o com o tempo ao qual nossa escola jテ。 esta sem professor titular na disciplina de ciテェncias. Agradecemos imensamente a dedicaテァテ」o da professora Silvana que vem fazendo esta substituiテァテ」o a fim d nテ」o no deixar sem atividades. Todavia entendemos que quase trテェs meses sem uma definiテァテ」o nem perspectiva a curto prazo e muito tempo para apenas remediar. Saibam senhores que テゥ um privilegio mas tambテゥm uma grande responsabilidade ser porta-voz de um grupo, pois e isso que entendo ser vereadora mirim. Na expectativa de resposta as indicaテァテオes que aqui trago, agradeテァo em nome dos meus colegas da Santo Antテエnio. E, por ultimo, queremos convidar Senhor Prefeito Germano, o Vice Fabiano e, secretテ。rios para prestigiar nossa festa junina. Que acontece na sexta-feira, dia 23 de junho as 19 horas e 30 minutos, no ginテ。sio da escola. Aproveitando tambテゥm para quem ainda nテ」o viu, ver toda a reforma que foi feita na nossa escola. Obrigada

Sessテ」o 19 de abril de 2023

Vereadora Mirim Yasmim Fabrin:

Boa noite. Meu nome e Yasmim Fabrin, tenho 17 anos e estou no ultimo ano de ensino mテゥdio. Estou aqui, junto com os colegas Emili Catto e Bernardo Andrade, representando a escola Estadual de Ensino Mテゥdio 25 de Maio. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui, pois nos outros anos alunos da ensino mテゥdio nテ」o eram incluテュdos como vereadores mirins. Levando em consideraテァテ」o o momento delicado que estamos vivendo em relaテァテ」o as questテオes de seguranテァa, gostaria de agradecer tambテゥm テ Administraテァテ」o Municipal e aos Vereadores que aprovaram a contrataテァテ」o do serviテァo de vigilテ「ncia nas escolas, incluindo a escola estadual entre as beneficiarias com o serviテァo, pois apesar de sermos alunos de outra rede de educaテァテ」o somos munテュcipes de Imigrante. Desde jテ。 gostaria de parabenizar o Prefeito, Vereadores aqui presentes e Secretテ。rios Municipais pelo belo trabalho no nosso municテュpio. Essas sテ」o as minhas palavras. Obrigada pela atenテァテ」o.

Vereadora Mirim Pricilla Engster:

Estamos muito agradecidas por esta oportunidade, garanto que qualquer um estaria muito grato estando no nosso lugar. Felizes por poder participar desse momento, vamos levar muito aprendizado dessa experiテェncia. Esperamos conseguir levar projetos para realizar. Nosso trabalho serテ。 muito bem feito, os encontros terテ」o uma grande importテ「ncia para nテウs. Representando a Escola Santo Antテエnio, agradecemos a prefeitura de Imigrante pelo carinho e atenテァテ」o e por nos escolherem para esse cargo. A Nossa equipe: Priscilla Engster, Laura Mugge, Isabella Barili e, a Suplente Katiely Martin estテ。 preparada e contente para ocupar o cargo. Muito obrigada pela confianテァa em nos depositada.

Vereadora Mirim Brenda Kaplan:

Boa noite, eu sou a Brenda, aluna do 8ツー ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-テ荒is. Fui escolhida juntamente com meus colegas Roger, Manuela e Gabriela para representar a nossa escola como vereadora mirim. Nosso objetivo テゥ pensar em melhorias no ambiente escolar, que beneficie todos os alunos que nela estテ」o inseridos. Nosso projeto visa a reforma e a melhoria do ginテ。sio. O mesmo seria de: pintar a quadra, pois, a mesma encontra-se descascando; fechamento do ginテ。sio tendo em vista que, em dias de chuva e frio intenso nテ」o テゥ possテュvel utilizテ。-la por conta da umidade; mudanテァa de toda a rede de proteテァテ」o e das goleiras pois estテ」o deterioradas, e a melhoria das cestas de basquete. O ginテ。sio テゥ um ambiente muito utilizado, pelos alunos para prテ。tica de esportes e desenvolvimento de aulas e pela comunidade escolar em eventos, reuniテオes e festividades. Por isso, frisamos a importテ「ncia do projeto ser desenvolvido, pois recebe alunos, visitantes e a comunidade em geral. Estando em boas condiテァテオes, o ambiente se tornarテ。 muito mais agradテ。vel e aconchegante. Lembrando que estamos abertos para qualquer tipo de opiniテ」o. Essas seriam nossas colocaテァテオes. Agradeテァo em nome dos meus colegas e escola, por ter a oportunidade de representテ。-los e poder fazer parte do grupo de vereadores mirins. Obrigada e boa noite

VEREADORES MIRINS 2022

Para garantir a integridade fテュsica das crianテァas, professores e pais, devido a pandemia e as necessテ。rias precauテァテオes ao Covid, a Cテ「mara de Vereadores Mirins nテ」o farテ。 encontros neste perテュodo em que perdurar nas escolas, o acesso remoto. Os encontros dos vereadores mirins voltarテ」o ao normal, quando houver o retorno normal das aulas presenciais em todas escolas do municテュpio.

VEREADORES MIRINS 2021

Para garantir a integridade fテュsica das crianテァas, professores e pais, devido a pandemia e as necessテ。rias precauテァテオes ao Covid, a Cテ「mara de Vereadores Mirins nテ」o farテ。 encontros neste perテュodo em que perdurar nas escolas, o acesso remoto. Os encontros dos vereadores mirins voltarテ」o ao normal, quando houver o retorno normal das aulas presenciais em todas escolas do municテュpio.

VEREADORES MIRINS 2020

Para garantir a integridade fテュsica das crianテァas, professores e pais, devido a pandemia e as necessテ。rias precauテァテオes ao Covid, a Cテ「mara de Vereadores Mirins nテ」o farテ。 encontros neste perテュodo em que perdurar nas escolas, o acesso remoto. Os encontros dos vereadores mirins voltarテ」o ao normal, quando houver o retorno normal das aulas presenciais em todas escolas do municテュpio.

VEREADORES MIRINS 2019

Presidente Lara Wilsmann
Vice presidente Letテュcia Schulz
Secretaria Thayla Nauani
ESCOLA ARCO-テ抗IS
Ana Jテコlia Lagemann
Thamires Mテカllmann
Thayla Nauani Spellmeier
Flテ。via Marasca
Vitテウria Schneider
Suplente: Isadora Spellmeier
ESCOLA SANTO ANTテ年IO
Cibelli Schaeffer
Lara Wilsmann
Matheus Mテカllmann
Letテュcia Schulz
Suplente: Maiara Nabinger
Pronunciamentos +

Sessテ」o 3 de dezembro de 2019

Flavia Marasca:

Meu nome テゥ Flavia Marasca e sou vereadora mirim representando a EMEF Arco-テ荒is. Nテウs, alunos da EMEF Arco-テ荒is, gostarテュamos de agradecer por esta oportunidade. Foi uma honra poder participar das sessテオes da Cテ「mara de Vereadores. Viemos hoje reforテァar alguns pedidos feitos no decorrer do ano. Gostarテュamos, portanto, de pedir para fechar as laterais do ginテ。sio e a realizaテァテ」o da pintura da quadra, deixando assim o espaテァo ainda mais acolhedor e para que continue sendo utilizado em benefテュcio a todos. Preocupados com a seguranテァa dos alunos da nossa Escola, tendo em vista que muitos carros nテ」o reduzem a velocidade ao passarem na frente dela, apesar de ter faixa de seguranテァa, solicitamos a colocaテァテ」o de placas que sinalizem reduテァテ」o de velocidade, bem como faixas com elevaテァテ」o. Assim, evitaremos possテュveis acidentes, principalmente em horテ。rios de chegada e saテュda dos alunos na escola, que, coincidem com o horテ。rio de funcionamento de empresas prテウximas. Com o avanテァo da tecnologia, cada dia mais nossa escola busca incentivar seus alunos para que estejam preparados para desafios e possam buscar seu conhecimento atravテゥs de diferentes suportes. Um deles テゥ atravテゥs do acesso ao laboratテウrio de informテ。tica. Pedimos, nesse sentido, que deem uma atenテァテ」o especial a esse espaテァo cuja prioridade das mテ。quinas e o acesso instテ。vel テ internet dificultam muito as atividades tanto no dia-a-dia dos alunos durante os horテ。rios de aula como para realizarem trabalhos no turno oposto. Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para nossa Festa Natalina, no dia 13/12, sexta-feira em nossa escola. Nessa テゥpoca cheia de magia, luz e cor a EMEF Arco-テ荒is espera que seus coraテァテオes se encham de alegria e amor. Nossa gratidテ」o a vocテェs. Boa noite.

Cibelli Schaeffer:

Boa noite vereadores mirins, vereadores titulares e demais pessoas aqui presentes. Quero agradecer por todo o aprendizado proporcionado a mim e aos meus colegas nesse perテュodo. Foi um ano diferente e ter passado por esta experiテェncia, acredito que nテ」o sテウ a mim, mas como a todos os colegas vereadores mirins, foi de somar e engrandecer nosso aprendizado. Uma bagagem a mais que levaremos conosco. Experiテェncia テコnica que nos ensina e molda nossa desenvoltura de falar em pテコblico. Obrigada a cada um que contribuiu para que nos tornemos seres humanos melhores. E, gostaria de agradecer a secretaria Ester por estar sempre nos apoiando, e sempre estar a nossa disposiテァテ」o quando precisテ。vamos de alguma ajuda. Tenham todos uma boa semana. Boa noite.

Sessテ」o 24 de setembro de 2019

Thayla Spellmeier:

Meu nome テゥ Thayla Spellmeier e sou vereadora mirim a representando a EMEF Arco-テ荒is. Pensando no melhor para nossa comunidade escolar novamente trago uma necessidade da nossa escola, que beneficiarテ。 a todos: alunos, famテュlias, docentes e comunidade. Como nテ」o temos auditテウrio em nossa escola, o ginテ。sio acaba sendo utilizado para reunir as famテュlias, para as atividades diversas com alunos, alテゥm da pratica esportiva. Assim, muitas vezes e cedido para atividades da escolinha de futebol, patinaテァテ」o, grupos de danテァa entre outros. Varias foram テs programaテァテオes feitas e atividades que ocorrem em dias frios ou chuvosos e que dificultam as atividades. Gostarテュamos, de, portanto, pedir, para fechar as laterais do ginテ。sio e a realizaテァテ」o de pintura da quadra, deixando assim o espaテァo ainda mais colhedor e para que continue sendo utilizado em beneficio de todos. Preocupados com a seguranテァa dos alunos da nossa escola, tendo em vista que muitos carros nテ」o reduzem a velocidade ao passarem na frente dela, apesar de ter as faixas de seguranテァa, solicitamos a colocaテァテ」o de placas que sinalizem reduテァテ」o de velocidade, bem como faixas com elevaテァテ」o. Assim, evitaremos possテュveis acidentes, principalmente em horテ。rios de chegada e saテュda dos alunos na escola que coincidem com o horテ。rio de funcionamento das empresas prテウximas. Com o avanテァo da tecnologia, cada dia mais nossa escola busca incentivar seus alunos para que estejam preparados para os desafios e possam buscar seu conhecimento atravテゥs de diferentes suportes. Um deles テゥ atravテゥs do acesso ao laboratテウrio de informテ。tica. Pedimos, nesse sentido, que deem uma atenテァテ」o especial a esse espaテァo, cuja prioridade das maquinas e o acesso instテ。vel a internet dificultam muito as atividades tanto no dia a dia doa alunos durante os horテ。rios de aula, como para realizarem trabalhos no turno oposto. Agradecemos a atenテァテ」o de todos e desejamos uma boa noite.

Cibelli Schaffer:

Boa noite a todos aqui presentes. Gostaria de pedir a reforma de uma pinguela situada no inicio da estrada de Boa Vista 37. Ela テゥ muito usada por pessoas de mais idade e por pessoas que moram ali por perto. No momento se encontra em pテゥssimas condiテァテオes. Obrigada e uma boa noite a todos.

Matheus Mollmann:

Boa noite a todos os presentes. Hoje eu venho reforテァar um pedido que eu fiz no ano passado de colocar cargas de brita na descida do morro da Berlim, porque caso ocorra de um caminhテ」o ou um carro ter problemas mecテ「nicos, ele conseguira parar antes de pegar muito embalo, podendo evitar um acidente maior. Obrigado e boa noite a todos. Leticia Schulz: Boa noite a todos. Venho nessa sessテ」o pedir novos computadores para a Escola Santo Antテエnio, pois sempre que precisamos usa-los para uma pesquisa a maioria nテ」o funcionam, alguns nテ」o ligam e outros nテ」o tテェm internet, o que acaba dificultando o uso dos computadores.

Sessテ」o 11 de junho de 2019

Cibelli Schaeffer:

Boa noite a todos aqui presentes, queria hoje a noite pedir para que sejam consertados os bancos da praテァa de Daltro Filho, pois vejo que muitos funcionテ。rios da fテ。brica Bertolini que se dirigem para lテ。 para lanchar, conversar, descansar precisam ou sentar na escada ou nos brinquedos que jテ。 estテ」o muito velhos e quebrados tambテゥm! Pois ou os bancos que lテ。 ainda se situam estテ」o quebrados ou muito sujos. Agradeテァo a todos e uma boa noite!

Leticia Schulz:

Estudo na Escola EMEF Santo Antテエnio e venho aqui pedir a melhoria das calテァadas do municテュpio de Imigrante. Pelo motivo de caminharmos pelas calテァadas do municテュpio e em muitos lugares as calテァadas estテ」o quebradas ou soltas e em dias de chuva ao pisarmos nos podemos nos sujar. Alテゥm disso, e um perigo para crianテァas e idosos podem se machucar. テ por esses motivos que peテァo a melhoria das calテァadas do municテュpio. Obrigada a todos e boa noite.

Flavia Marasca:

Boa noite! Meu nome テゥ Flテ。via Marasca e sou vereadora mirim da EMEF Arco-テ荒is. Estamos preocupados com a qualidade de vida e sustentabilidade de nossa cidade. Uma das nossas propostas テゥ a solicitaテァテ」o de auxテュlio financeiro para a aquisiテァテ」o de materiais esportivos para nossa Escola, com a finalidade de incentivar a prテ。tica de atividades fテュsicas. Outra proposta テゥ a aquisiテァテ」o e distribuiテァテ」o de lixeiras grandes pelas ruas da cidade, que jテ。 possui algumas lixeiras seletivas. As pessoas colocam os sacos com lixo perto das lixeiras, que sテ」o pequenas. Animais rasgam os sacos e espalham o lixo pelas ruas, deixando nossa cidade suja. Tambテゥm estamos preocupados com a seguranテァa dos alunos da nossa Escola, pois muitos carros nテ」o reduzem a velocidade ao passarem na frente da Escola, apesar de ter faixa de seguranテァa. Solicitamos que sejam colocadas placas que sinalizem reduテァテ」o de velocidade. Agradecemos a vossa atenテァテ」o e desejamos a todos uma boa noite.

Lara Wilsmann:

Boa noite a todos. Ao fazer uso da tribuna na noite de hoje quero encaminhar um pedido テ secretaria de Educaテァテ」o em conjunto com Executivo, visando o incentivo e a prテ。tica de esporte na Escola Santo Antテエnio de forma a abranger todos os alunos. Que sejam adquiridos materiais para aulas de educaテァテ」o fテュsica como bolas de basquete, handebol, vテエlei e futsal que nテ」o se encontram mais em bom estado.

Sessテ」o 26 de marテァo de 2019

Cibelli Schaffer:

Boa noite a todos. Hoje, em nome da Escola Santo Antテエnio e, dos meus colegas vereadores mirins: Lara Wilsmann, Matheus Mollmann, Leticia Schulz e a suplente Maiara Nabinger, queremos agradecer por termos sido escolhidos para representar a Santo Antテエnio. Serテ。 um ano para adquirirmos um pouquinho a mais de aprendizado. Quero aproveitar o momento e, reforテァar um pedido do ano passado que foi para ser colocado os apoiadores de bicicleta semelhantes aos que tem defronte ao mercado Rottoli, pois com a oficina de ciテェncias, com a banda e com as aulas de violテ」o, muitos alunos vem para escola de bicicleta, e nテ」o tem onde deixテ。-la, deixando assim elas jogadas na calテァada ou na marcenaria do lado da escola. Agradeテァo a todos e boa noite!

Ana Julia Ermani Lagemann:

Boa noite. Meu nome テゥ Ana Julia Lagemann e estou representando a EMEF Arco-テ荒is, juntamente com minhas colegas Thamires Mollmann, Thayla Spellmeier, Flテ。via Marasca, Vitテウria Schneider e a suplente Isadora Spellmeier. Atualmente a nossa escola tem aproximadamente 200 alunos. Desde jテ。 quero agradecer a todos pela oportunidade de ser Vereadora Mirim. Nossa solicitaテァテ」o jテ。 foi feita em vテ。rios momentos pelos Vereadores Mirins nos anos anteriores, mas iremos novamente aproveitar a oportunidade, para reforテァar o pedido de instalaテァテ」o de TV窶冱 nas salas de aula da nossa escola, pois a TV nos auxilia nas aulas, como mais um recurso, sendo possテュvel baixar rapidamente um vテュdeo para enriquecer o conteテコdo tornando-o mais esclarecedor. Muitas vezes 窶徘erdemos窶 tempo nos deslocando atテゥ a biblioteca onde possui TV, ou deixamos de assistir a um vテュdeo ou filme pelo fato de ter uma turma usando a mesma. Seriam necessテ。rias uma para cada sala. Muito obrigada, e boa noite a todos!

O prテウximo encontro dos Vereadores Mirins serテ。 no dia 11 de junho de 2019, apテウs Sessテ」o Ordinテ。ria da Cテ「mara.

VEREADORES MIRINS 2018

Presidente Dara Andrade
Vice presidente Gabriela Massotti
Secretaria Flavia Marasca
Demais Vereadores:

Amanda Mantelli - 9ツコ ano
Lara Wilsmann - 8ツコ ano
Matheus Mテカllmann - 8ツコ ano
Cibelli Schテ、fer - 8ツコ ano
Jordana Michels - 8ツコ ano
Isadora Spellmeier - 7ツコ ano
Suplentes
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTONIO
Joテ」o Vitor Gartner
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARCO-IRIS
Anderson Fischer
Pronunciamentos +

Sessテ」o do dia 04 de dezembro de 2018

Lara Wilsmann: Boa Noite a todos aqui presentes. Gostarテュamos de agradecer a oportunidade de termos sido vereadores mirins durante este ano. Essa experiテェncia テコnica nos proporcionou vテ。rios aprendizados, aprendemos como as leis sテ」o aprovadas e o papel de um vereador no municテュpio, ajudou tambテゥm a nos mostrar um pouquinho de como desenvolver o papel de cada cidadテ」o e cidadテ」 acompanhando o trabalho dos vereadores e do prefeito.

Cibelli Schaeffer. Boa noite a todos. Como ultima sessテ」o hoje eu gostaria de sugerir uma melhoria ao nosso municテュpio. Que os responsテ。veis estudem a possibilidade de disponibilizar atendimento mテゥdico por um perテュodo maior do que esta sendo oferecido. Jテ。 ouvi vテ。rias pessoas "reclamando", pois foram no posto de saテコde e nテ」o encontraram mテゥdico. Acho importante o pedido, pois esta テ。rea e de fundamental importテ「ncia テs pessoas que residem aqui.

Jordana Michels: Boa noite, gostaria de agradecer a presenテァa de todos. Venho tambテゥm reforテァar o pedido de TVs em cada sala de aula, sabem que o valor nテ」o テゥ baixo para isso, mas ajudaria bastante na aprendizagem dos estudantes. E nesta sexta-feira dia, dia sete teremos nossa festa natalina na Escola Arco-テュris, serテ。 no ginテ。sio da escola, gostarテュamos de ver a presenテァa de todos. Desejo boas festas a todos e obrigada pela atenテァテ」o.

Sessテ」o do dia 25 de setembro de 2018

Isadora Spellmeier: Boa noite a todos. Sou a Vereadora Mirim Isadora Spellmeier da Escola Arco テ荒is e gostaria de sugerir que na educaテァテ」o do municテュpio tivesse aulas extracurriculares de lテュnguas, como: alemテ」o, inglテェs e italiano.

Amanda Mantelli: Boa noite a todos. Em nome de todos meus colegas vereadores mirins da escola Santo Antテエnio cumprimento respeitosamente o Presidente da Cテ「mara senhor Fabiano Accadrolli, a todos os vereadores e os demais presentes. Venho apresentar as sugestテオes da nossa escola: a construテァテ」o, ou disponibilizaテァテ」o de um espaテァo para a organizaテァテ」o de um museu em Imigrante a fim de preservar nossa histテウria e a luta dos nossos antepassados para construir nosso municテュpio; a volta das aulas de informテ。tica no currテュculo escolar a fim de oportunizar o conhecimento das tecnologias e recursos disponテュveis e melhoras ainda mais a educaテァテ」o; a conservaテァテ」o e preservaテァテ」o efetiva das estradas do interior do municテュpio jテ。 que grande parte da nossa arrecadaテァテ」o テゥ rural e as constantes chuvas do inverno e do inテュcio da primavera tem causado grandes estragos. Sem maios sugestテオes para o momento, agradecemos a atenテァテ」o e pedimos a colaboraテァテ」o para a execuテァテ」o destas reivindicaテァテオes.

Gabriela Massotti: Boa noite a todos! Sou Gabriela Massoti, venho atravテゥs deste solicitar o pedido da renovaテァテ」o dos computadores em nossa escola, EMEF Arco-テ荒is. Nos momentos em que precisamos utilizテ。-los, eles se desligam ou param de funcionar. Como atualmente a tecnologia estテ。 presente no estudo, vejo essa questテ」o sendo importante para o desenvolvimento dos alunos.

Sessテ」o do dia 26 de junho de 2018

Lara Wilsmann: Boa noite a todos. No dia 27 de marテァo foi aprovado pela Assembleia Legislativa do estado o projeto de lei que denomina o municテュpio de Imigrante como 窶彗 Terra dos Imigrantes窶. Em vista disso, venho fazer a indicaテァテ」o ao executivo, por meio da secretaria competente, a retomada das oficinas de alemテ」o e italiano, para manter a identidade dos imigrantes. Em outros anos jテ。 era oferecidas as mesmas aos alunos do municテュpio, justamente para valorizar as lテュnguas, participando ate de eventos culturais, como teatros de lテュngua alemテ」 em outros municテュpios.

Amanda Mantelli: Boa noite a todos. Cumprimento os vereadores, meus colegas vereadores mirins e, os demais presentes. Vem fazer um pedido em nome da escola Santo Antテエnio e comunidade escolar que tenhamos aula de informテ。tica do 6ツーano ao 9ツーano regularmente, pois jテ。 tテュnhamos e atualmente nテ」o temos mais. Justifico o meu pedido dizendo que nem todos os alunos tテェm computador em suas casas, impressora e principalmente o acesso a internet. Alテゥm do mais peテァo um profissional para as aulas, pois o professor e necessテ。rio para ensinar os alunos a usar o computador, melhorando a qualidade do ensino.

Isadora Spellmeier: Boa noite a todos. Sou a Vereadora Mirim Isadora Spellmeier da Escola Arco テ荒is. Quero sugerir que na nossa escola tenha televisテ」o em cada sala, para facilitar o acesso a vテュdeos, filmes e documentテ。rios utilizados para melhor compreensテ」o em nossas aulas. Seria uma ferramenta a mais para agregar aprendizado a todos estudantes da escola.

Matheus Mollmann: Boa noite a todos. Ao iniciar minha fala desejo fazer algumas sugestテオes para melhorar o nosso municテュpio. Em primeiro lugar, ressalto a importテ「ncia de manter as estradas do interior sempre em condiテァテオes bem roテァadas nas suas margens, pois nisso facilita o transito dos nossos cidadテ」os rurais. Tambテゥm peテァo para que as calテァadas do centro e bairros recebam uma atenテァテ」o especial, uma vez que nem sempre se apresentam em bom estado para passagem de pedestres. Foi realizado o Encontro dos Jovens Rurais de Imigrante, parabenizo as pessoas e entidades responsテ。veis e deixo me parecer de que mais aテァテオes do tipo devem ser realizadas. テ muito importante que o jovem rural receba todo o apoio e incentivo para permanecer neste trabalho tテ」o dignificante e necessテ。rio. Uma das bases da nossa economia: a agricultura. Assim tambテゥm merecem incentivo o jovem da テ。rea urbana para que permaneテァam no nosso municテュpio. Apテウs o ultimo acidente registrado no acesso a Imigrante, percebo tambテゥm a necessidade de construir refテコgios nessa descida, pois vテ。rios jテ。 foram os acidentes no trajeto e o refugio seria uma seguranテァa para quem estiver usando o acesso num momento perigoso como a falha dos freios de um caminhテ」o. Obrigada a todos.

Cibelli Schaefer: Boa noite a todos. Trago na sessテ」o de hoje uma sugestテ」o que seja instalado na Escola Santo Antテエnio os apoiadores para bicicletas, exemplo do que tem defronte no mercado Rottoli. Justifico, pois muitos alunos vem pra escola de bicicleta e nテ」o tem um local para deixar ela.

Jordana Michels: Boa noite a todos aqui presentes. Na sessテ」o da noite de hoje trago uma reivindicaテァテ」o, a qual beneficia muitas pessoas. Gostaria de reforテァar o pedido de reforma da passarela que dテ。 acesso ao Bairro Esperanテァa. Ela estテ。 cada vez com mais buracos e o corrimテ」o estテ。 solto na parte inferior, se tornando perigosa, principalmente para idosos, crianテァas e as pessoas que por lテ。 passam. E, ainda a lテ「mpada muitas vezes estテ。 apagada durante a noite, seria necessテ。rio averiguar qual テゥ o problema e solucionar.

Gabriela Massotti: Boa noite a todos aqui presentes! Gostaria de agradecer pela doaテァテ」o de テ。rvores frutテュferas ao municテュpio de Imigrante, na semana do meio ambiente. Essas テ。rvores serテ」o utilizadas para embelezar nossa escola. Tambテゥm gostaria de solicitar a pintura da faixa de pedestres, localizada em frente a escola EMEF Arco-テ荒is, pois hテ。 muito movimento na saテュda dos alunos. Quero tambテゥm solicitar a colocaテァテ」o de lixeiras pテコblicas na rua Pastor Henrich Brackemeier, prテウximo a torre da TIM. Os moradores necessitam de lixeiras neste local. Muito obrigada, e uma テウtima semana a todos.

Flテ。via Marasca: Boa noite. Trago hoje uma reivindicaテァテ」o da escola Arco Iris. Quero pedir que seja construテュdo um auditテウrio para ficar mais confortテ。vel na questテ」o do espaテァo para palestras, amostras de trabalhos e apresentaテァテオes de trabalhos. Este espaテァo nos faz muita falta e seria bem importante a todos nos, alunos.

Dara Andrade: Repasso a presidテェncia a Vice. Boa noite a todos! Quero cumprimentar a todos os presentes, meus colegas vereadores mirins, os vereadores eleitos e os demais cidadテ」os presentes! Nessa sessテ」o quero fazer uma sugestテ」o e uma denテコncia: a テ。rea da saibreira, ao lado da entrada que liga o bairro Daltro Filho ao centro, na VRS 863 encontra-se uma triste visテ」o: lixo e objetos domテゥsticos abandonados ao ar livre. Num local destinado a mineraテァテ」o e saibreira, onde a limpeza, deveria predominar, encontra-se moveis, roupas e calテァados jogados. Uma sugestテ」o seria uma avaliaテァテ」o ambiental da テ。rea, uma limpeza e a recuperaテァテ」o vegetal. Ressalto que inclusive no inテュcio desse ano ouve um incテェndio causado pela liberaテァテ」o de gazes do lixo acumulado.

Primeira Sessテ」o

Flテ。via Marasca: Boa noite. Eu Flテ。via Alessandra Marasca, juntamente com meus colegas: Isadora Spellmeier, Gabriela Massotti, Jordana Michels e o Suplente, Anderson Fischer, fomos escolhidos Vereadores Mirins representando a Escola Arco テ荒is. Ficamos muito felizes quando recebemos a notテュcia, pois achamos que serテ。 uma experiテェncia nova e de grande aprendizado. Admiramos muito o trabalho de todos os vereadores e esperamos realizar um bom trabalho tambテゥm. Neste novo desafio pretendemos sugerir e encaminhar ideias, as quais possam melhorar o bem estar da nossa populaテァテ」o, colaborando com o crescimento de nosso municテュpio. Desejamos uma boa semana a todos.

Dara Andrade: Boa noite a todos os presentes. テ com muita alegria que estamos aqui sendo Vereadores Mirins e representando a EMEF Santo Antテエnio. Estamos dispostos a aprender e dar o merecido respeito a esta casa. Entテ」o aproveitando a oportunidade queremos reforテァar um pedido que no ano passado, nossos colegas de Escola, vieram fazer. Pedimos a colocaテァテ」o de テ。rvores na Rua Guilherme Scheer, rua na qual a nossa Escola estテ。 situada e que por motivo do nテコmero de carros estacionados todos os dias, achamos necessテ。rio a arborizaテァテ」o.

MESA DIRETORA ELEITA POR ACLAMAテテグ - 2017

REPRESENTANTES POR ESCOLA
Vereadores Mirins do 8ツコ e 9ツコ ano:
ESCOLA SANTO ANTテ年IO
Yasmim Rottoli
Jordana Silva
Samara Ullrich
Suplente: Dara Andrade
ESCOLA 25 DE MAIO
Titulares: Edilson Pereira Duarte
Sarah Kamili Fischer
Giovani Massotti
Suplente: Maria Rita Weber Loreto
ESCOLA ARCO-テ抗IS
Amanda M. V. Rodrigues
Bruna Telk
Kaylane Klein Dahmer
Suplente: Letテュcia Lemes de Jesus
Pronunciamentos +

Sessテ」o 13 de junho de 2017

Vereadora Mirim Leticia Lemes da Escola M. E. F. Arco Iris

Eu, Letテュcia Lemes, junto com as minhas colegas Bruna e Kaylane, estamos representando a Escola Municipal Arco-テ荒is. Atualmente, existem muitos recursos tecnolテウgicos que auxiliam na aprendizagem, tornando as aulas mais ricas. A televisテ」o テゥ uma delas. Como a nossa escola nテ」o tem muitas TVS, e テゥ uma ferramenta importante para professores e alunos, pedimos que, se possテュvel, sejam adquiridos no mテュnimo trテェs TVS para serem colocadas nas salas de aula para enriquecer as atividades. Tambテゥm pedimos, se possテュvel, lixeiras seletivas para serem colocadas no pテ。tio de nossa escola. Elas contribuirテ」o para a educaテァテ」o das crianテァas e jovens, pois com o contato diテ。rio e a orientaテァテ」o dos professores, os alunos aprenderテ」o a reciclar e separar o lixo. E posteriormente, poderテ」o ser ofertadas lixeiras seletivas em todo o nosso municテュpio. Obrigada pela atenテァテ」o!

Vereadora Mirim Sarah Fischer da Escola Estadual 25 de maio

Boa noite a todos! Eu, Sarah Fischer, juntamente com meu colega Edilson Pereira que nテ」o estテ。 presente, e a colega vereadora mirim, Maria Rita, representamos a Escola 25 de Maio, gostarテュamos de propor as seguintes melhorias em prol do nosso municテュpio: *A renovaテァテ」o das muretas de pontes. Algumas das muretas das pontes como por exemplo a localizada perto do Wili Porsche, estテ」o precテ。rias, com partes deterioradas. Isso テゥ perigoso, pois as muretas sテ」o importantes para a seguranテァa das pessoas que transitam pelas pontes, evitando acidentes com pedestres e veテュculos. A 2ツェ solicitaテァテ」o テゥ a revitalizaテァテ」o da sinalizaテァテ」o asfテ。ltica. A sinalizaテァテ」o estテ。 precテ。ria nos trajetos entre o Centro e Daltro Filho e em direテァテ」o a Seca Baixa, o que prejudica e pテオe em risco os usuテ。rios dos mesmos. Por isso solicitamos a repintura da sinalizaテァテ」o asfテ。ltica e a troca dos 窶倪冩lhos de gato窶吮 que estテ」o danificados, trazendo assim mais seguranテァa aos municテュpios e aos visitantes. No mais tambテゥm queremos reforテァar um pedido jテ。 realizado referente テ colocaテァテ」o de um banco em frente テ nossa escola, pois muitos alunos aguardam o transporte sentados na calテァada, visto que a colocaテァテ」o do banco facilitaria essa espera. Convido a todos para participar da festa de Sテ」o Joテ」o da nossa escola, dia 23 de junho, no Esporte Clube Arroio da seca. Agradecemos a atenテァテ」o dos senhores esperando o apoio as nossas solicitaテァテオes.

Vereadora Mirim Jordana de Azevedo da EMEF Santo Antonio

Boa noite, nテウs, alunos da EMEF Santo Antテエnio, saudamos os vereadores, nossos colegas vereadores mirins, a imprensa e os demais aqui presentes. Solicitamos a indicaテァテ」o que a Rua Guilherme Scheer, rua da nossa escola, seja arborizada.

JUSTIFICATIVA

Constatamos atrテ。ves de vivテェncia com os professores que estテ。 faltando sombra e embelezamento na rua da escola. Sテ」o estacionados diariamente vテ。rios veテュculos, e a pedido destes motoristas sugerimos o plantio de テ。rvores. Os alunos se disponibilizam テ plantar, desde que a prefeitura se responsabilize a providenciar as mudas e o espaテァo para o plantio